PREFEITURA E ACIA DEFINEM ESTRATÉGIAS PARA REABERTURA SEGURA DE LOJAS

02 ABR 2020 - 21H42

[ATUALIZAÇÃO: Essas medias deverão ser adotadas quando o comércio reabrir. No dia 03/04, a Prefeitura emitiu NOVO DECRETO  prorrogando o fechamento até pelo menos a Páscoa].

Secretaria Municipal de Saúde e Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (Acia) se reuniram esta semana para debater os procedimentos que deverão ser adotados assim que o comércio voltar a trabalhar. De acordo com a Secretaria, essas medidas obedecem aos melhores protocolos de controle ao novo coronavírus adotados até hoje. E se forem descumpridas pelo lojista, o poder público aplicará sanções previstas em lei.

“Precisamos preservar empregos e empresas. Mas também precisamos preservar nossa maior riqueza: a vida”, ressalta a presidente da Acia, Evelyse Segura, que participou do encontro na Prefeitura Municipal com o secretário de saúde Moacir Paludetto e o médico Fernando Marques de Marcos, superintendente da pasta.

MEDIDAS PARA O PÚBLICO

Só poderá entrar na loja um cliente por família. Crianças, em hipótese nenhuma, serão permitidas. Consumidores com 60 anos ou mais, gestantes e lactantes só deverão ser atendidos se houver muita necessidade – e terão preferência, para não pegarem fila nem esperarem muito.

Assim que chegar, o cliente terá sua temperatura aferida por um funcionário da loja com termômetro digital infravermelho de testa (aquele que funciona mediante aproximação, sem necessidade de contato). Caso esteja com febre de pelo menos 37,7 graus, ou tenha tosse e coriza, será barrado na porta. A recomendação é que o atendente peça para procurar a unidade básica de saúde mais próxima.

Antes de entrar, o consumidor precisará higienizar as mãos com álcool 70 (líquido ou gel) e limpar as solas do sapato em um pano molhado com solução de água sanitária (uma tampinha de água sanitária para 10 litros de água).

Cada estabelecimento poderá ter apenas 1 pessoa (cliente ou funcionário) a cada 5 metros quadrados de área livre - o que dá em torno de 2 metros de distância entre uma pessoa e outra. Áreas internas e externas que geram filas (entrada da loja, caixas, crediário etc.) precisam contar com demarcações no chão apontando a distância mínima de 2 metros. Já o tempo de permanência máximo na loja será de 30 minutos por cliente.

MEDIDAS INTERNAS

Todo funcionário deverá usar máscara cirúrgica de TNT, trocada a cada 4 horas ou quando ficar úmida, e higienizar as mãos com álcool antes e depois de um atendimento. Balcões, máquinas para cartão, prateleiras e araras também deverão ser constantemente higienizados com álcool 70.

É proibido o consumo de qualquer tipo de alimento e bebida (exceto água) no interior da loja.

Estão impedidos de retornar ao expediente pessoas acima de 60 anos, grávidas e lactantes, bem como trabalhadores com comorbidades (diabetes, asma, bronquite, pressão alta, entre outras).

RESUMO DAS MEDIDAS

Quando o comércio reabrir (algo ainda sem data certa para acontecer), deverá cumprir algumas medidas. Caso sejam desrespeitadas, o município poderá aplicar sanções previstas em lei.

- Só poderá entrar uma pessoa por família

Crianças estão proibidas. Idosos, lactantes e gestantes só serão atendidos ser for realmente necessário. Nestes casos, terão preferência.

Cumprimento imediato.

- Medir a temperatura de todos os clientes

Se tiver 37,7 graus ou mais, o consumidor será impedido de entrar e orientado a procurar auxílio médico.

Observação: haverá prazo para se adequar a esta medida. No entanto, como a demanda pelo medidor de temperatura digital infravermelho de testa anda altíssima, é bom o lojista adquiri-lo já.

- Não atender clientes com tosse, coriza, febre e mal-estar

- Higienizar as mãos de todos os clientes com álcool 70

Além de disso, deverá ter na entrada da loja um pano molhado em solução com água sanitária, para o cliente limpar as solas dos sapatos.

- No máximo, 1 pessoa a cada 5 metros quadrados de área livre

O que garante distância mínima de 2 metros entre uma pessoa e outra

Cumprimento imediato.

- Demarcação de distância mínima de 2 metros em filas de espera externas e internas

- Permanência máxima de 30 minutos

O cliente terá de fazer suas compras, pagar e sair em, no máximo, 30 minutos.

- Máscara cirúrgica de TNT para todos os funcionários

Trocada a cada 4 horas ou quando ficarem úmidas.

- Higienização com álcool 70 a cada atendimento

Funcionários terão de higienizar as mãos antes e depois de cada atendimento. Balcões, máquinas pra cartão, araras, mostradores, tudo também precisará ser constantemente higienizado.

Cumprimento imediato.

- Proibido o consumo de qualquer tipo de alimento e bebida (exceto água) na loja

Cumprimento imediato.

- Pessoas acima de 60 anos ou com histórico de comorbidades (diabetes, hipertensão, doenças respiratórias, entre outras) estão proibidas de retornar ao trabalho

Orientamos as empresas exigem dos funcionários declaração por escrito se possuem ou não alguma doença.