Comércio funciona das 10h às 17h até quarta que vem (17)

10 MAR 2021 - 18H09

Arapongas seguirá o horário de funcionamento determinado pelo Governo do Estado.  Até quarta-feira da semana que vem (17), as lojas atendem, no meio de semana, das 10h às 17h. E neste sábado (13) e domingo (14), o comércio ficará fechado.

Para tentar frear a pandemia do coronavírus, a Prefeitura de Arapongas editou Decreto nesta quarta à tarde (10), restringindo a quantidade de setores que poderão abrir neste fim de semana.

“No final de semana compreendido pelos dias 13 e 14 de março de 2021, fica autorizado o funcionamento exclusivamente de estabelecimentos que possuam como atividade preponderante a venda de alimentos (in natura ou preparados), farmácias e atividades médicas-hospitalares, inclusive veterinária, bem como fornecimento de combustíveis, sendo vedada todas as outras atividades que demandem atendimento ao público”, diz o texto assinado pelo prefeito Sérgio Onofre da Silva.

Como é mais rigoroso, o Decreto Municipal tem preponderância sobre o Decreto feito pelo governador Ratinho Junior sexta-feira passada (05).  Com isso, lojas de celulares, materiais para construção, óticas e empresas cuja atividade principal não seja a venda de alimentos e medicamentos não poderão abrir neste sábado (13). “A fim de conceder tratamento isonômico, as atividades comerciais não descritas no caput, ainda que constem como essenciais em Decreto Estadual ou Federal, ficam suspensas no período indicado [13 e 14/03].”

Supermercados

O Decreto Municipal determina ainda que os supermercados reforcem as barreiras na entrada, autorizando o ingresso de apenas um membro por família. Não devem permitir crianças em seu interior. “Supermercados, mercados e afins deverão observar as regras já definidas nos Decretos anteriores e, ainda, proibir a entrada contínua de mais de um membro da mesma família, bem como a entrada de crianças”, ressalta o documento.

Caso a regra seja descumprida, o estabelecimento poderá ser multado.

Confira na íntegra o decreto Municipal: https://www.arapongas.pr.gov.br/editais/2021/mar/10.03_assinado.pdf

Confira na íntegra o decreto Estadual: http://www.aen.pr.gov.br/arquivos/0503decreto.pdf