Acia - Sobre

Institucional


Edifício Palácio da Indústria e Comércio ocupa o mesmo terreno do antigo escritório da Cia. de Terras Norte do Paraná

Terra abençoada pelo trabalho.  

Arapongas, 1955. Numa cidade que ainda estava aprendendo a andar, vinha à luz a Acia. Fundada no dia 12 de fevereiro, sete anos depois da pequena colônia da Companhia de Terras Norte do Paraná ter alcançado o status de município.  

Com sulcos profundos se estendendo a todas as direções, esse barro vermelho quase roxo era revolvido por enxadas, tratores, baldrames, edificações. Lama chegando às vezes até os joelhos.

Entre armazéns de café, tímidas lojas de secos e molhados e comodozinhos perfumados pelo cheiro úmido do pó de serra das seminais fábricas de móveis, 19 empreendedores conceberam uma das mais consistentes entidades de classe do Estado. 

Orlando Caiaffa Chasseraux tinha um pequeno empório quando assumiu a presidência da Associação Comercial e Industrial de Arapongas. Perto da velha Prefeitura, na Avenida Presidente Getúlio Vargas, ficava a sede. 

Conforme os anos iam embora, a cidade foi se tornando gente grande. Só que algumas coisas tiveram de ficar pelo caminho. Aquelas imensas lavouras cafeeiras, por exemplo.

Esfolado pelas persistentes geadas, esse tipo de agricultura deu no pé.

Vieram daí os parques industriais - o que faz do município o maior polo moveleiro do Sul do País.

Lá pela década de 60, quase todas as ruas trocaram de nome. Getúlio Vargas, por exemplo, virou Avenida Arapongas. E foi desse jeito que surgiu a Cidade dos Pássaros.

A Acia pulou do Edifício Scolari para o primeiro andar do Palácio da Indústria e Comércio, na Praça Doutor Júlio Junqueira, em 1989. Já a sua razão social mudou apenas 16 anos mais tarde, com o novo Código Civil. Desde 2002, se chama Associação Comercial e Empresarial de Arapongas.  

Mas quem é de casa a gente trata com intimidade, por isso que empresários e consumidores dizem simplesmente Acia.

Nossa casa é a casa de muita gente. 

Cerca de 700 empreendedores de vários segmentos formam o quadro de associados.  

Sabe o que é fascinante?

Nós amamos cultivar os sonhos, o sorriso de cheio de esperança e fé de cada um deles.

 Acia. Sempre presente.    

Chasseraux, primeiro presidente da Acia. Na foto, está com a mulher e o filho



Edifício Palácio da Indústria e Comércio. No 1º andar fica a sede da Acia