Imuniza Arapongas

25 MAR 2021 - 13H32

Caro associado,

A Prefeitura de Arapongas formalizou recentemente a intenção de comprar 100 mil doses da Sputnik V, vacina russa contra a COVID-19.  Registrada em cartório, a Carta de Intenções assinada pelo prefeito Sérgio Onofre foi entregue aos representantes da empresa responsável pela produção das vacinas.

Esse é o primeiro passo para o município adquirir imunizantes diretamente. É importante destacar: é só um primeiro passo. Ainda serão necessários vários outros.

O Superior Tribunal Federal autorizou no fim de fevereiro Estados e municípios a comprarem e aplicarem vacinas por conta própria. Desde que o governo federal não cumpra o Plano Nacional de Imunizações (PNI) ou repasse doses insuficientes.

Vivemos um cenário de possibilidades, bastante incerto. Como o STF condicionou sua decisão ao fracasso de um planejamento feito pelo próprio Governo, não há garantias de que as compras paralelas realmente ocorram.

Só podemos dizer, no momento, que o Plano Nacional de Imunizações anda devagar. Bem devagar. Até agora vacinou só 6,04% da população brasileira.

Diante deste cenário devemos estar preparados caso chegue o momento em que Estados e Municípios sejam liberados para efetivarem suas próprias aquisições.

Nossas vidas dependem da vacina. Nossas empresas e empregos dependem da vacina. Quanto antes tivermos nossa população imunizada, maior tranquilidade teremos para voltar à normalidade em nosso comércio e indústria. Assim poderemos trabalhar com segurança e crescer, garantindo o nosso sustento e o sustento dos nossos colaboradores.

POR ISSO, ARAPONGAS PRECISA MUITO DE VOCÊ, EMPRESÁRIO.

A Carta de Intenções assinada pela Prefeitura é na prática uma pré-reserva. Para conseguir efetivamente todas essas 100 mil doses, o município precisa da sua ajuda.

De que forma?

Você poderá adquirir vacinas para proteger você, seus colaboradores e familiares.

Abrimos um formulário para pré-reservas neste link: https://bit.ly/ArapongasImuniza

Além das informações básicas de cadastro, você insere no formulário a quantidade de vacinas que desejar.

Caso o programa municipal de vacinação se efetive, as doses que você reservou serão aplicadas em você e no seu time de funcionários e dependentes.

Os técnicos da Secretaria Municipal de Saúde vão armazenar, transportar e ministrar essas doses, com toda a segurança.

Você não precisa pagar nada agora. Mas é bom deixar tudo programado.

De um dia para o outro, podem ser criadas as condições para a Prefeitura de Arapongas pôr em prática o programa. Daí, as empresas aderentes terão pouco tempo para repassar o dinheiro para sua instituição de classe - Acia ou Sima.

ATENÇÃO A ESTES 05 PONTOS:

1 - O cadastro NÃO garante a vacina

Reforçamos: de acordo com o STF, os municípios só podem tocar planos independentes de vacinação se o Governo Federal descumprir o PNI ou repassar doses em número insuficiente.

2 – Prazos, neste momento, são meras estimativas

A Carta de Intenções assinada pela Prefeitura prevê a confirmação do negócio em até 60 dias. Mas é apenas uma previsão, sujeita a diversos fatores condicionantes (fracasso do Plano Nacional de Imunizações, demanda internacional, capacidade de produção do laboratório etc.).

3 – Para ficar protegida, uma pessoa precisa tomar 02 doses da Sputnik V

Cada dose custa 8,75 dólares (48,65 reais na cotação de hoje – 24/03). Então, o investimento por pessoa será de 17,50 dólares (hoje: 97,30 reais). Bom destacar que o valor da vacina em dólar pode ter algum reajuste por parte do laboratório. E a conversão para real sofre a flutuação diária do câmbio.

4 – Sua empresa será responsável por repassar à Acia o valor correspondente a TODAS as doses que reservar

A Acia cobrará empresas, não pessoas. E a aquisição de vacinas por meio da Acia é uma opção disponível apenas para as empresas associadas estabelecidas em Arapongas.

Lembrando que você só pagará quando houver a confirmação da compra.

5 – O cadastro deverá ser preenchido até dia 31 de março.

Você acessa o cadastro pelo link http://bit.ly/ArapongasImuniza.

Daí é só inserir as informações, enviar tudo e aguardar aparecer na tela a mensagem dizendo que suas respostas foram salvas.

A crise sanitária deixou nossos nervos despedaçados. Vivemos o tempo todo ansiosos. Buscamos desesperadamente a cura.  Mas tenha cuidado com essa a ansiedade. Ela pode gerar falsas esperanças. E as falsas esperanças às vezes criam aquela sensação de que o pior já passou.

Longe disso! Arapongas enfrenta o pior momento da pandemia. Enquanto escrevo para você (24/03), nossa cidade está a apenas 09 mortes de atingir, em 83 dias de 2021, a mesma quantidade de óbitos por COVID registrada durante todo o ano passado. É uma hecatombe. Com feridas que talvez nunca sejam cicatrizadas por inteiro.

Por isso, não baixe a guarda. Evite festas e aglomerações. Não saia de casa e nem converse com ninguém sem usar máscara. Lave sempre as mãos. Use álcool em gel.

Essas são formas muito efetivas de proteção. As únicas com que, por enquanto, podemos todos contar.

Cordialmente,

Anderson Molina