HORÁRIO DO COMÉRCIO NA COPA DO MUNDO

21 NOV 2022 - 14H03

Os trabalhadores do comércio de Arapongas terão direito a uma pausa para assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo. É o que define o Termo Aditivo à Convenção Coletiva de Trabalho assinado pelo Sindicato do Comércio Varejista de Londrina e Região (Sincoval) e Sindicato dos Empregados no Comércio de Londrina e Região (Sindecolon).

“As empresas deverão liberar os empregados até 01 (uma) hora antes dos jogos [do Brasil] e o retorno será 01 (uma) hora após o término dos jogos”, diz o documento divulgado na manhã desta segunda (21).

“As horas disponibilizadas para que os trabalhadores se desloquem e assistam aos jogos da Seleção Brasileira de Futebol, permanecendo fora da empresa, poderão ser compensadas com o respectivo aumento da carga horária, na proporção de hora por hora, em até 06 (seis) meses, a partir da data do primeiro jogo” do Brasil – que acontece nesta quinta 24.

Caso o Brasil avance de fase e, assim, os jogos passem a ocorrer durante o horário especial de dezembro (as lojas começam a atender até as 22h no dia 05), continuará valendo a mesma regra de retornar uma hora após o fim da partida. Já o tempo de jantar passará a ser, nestes dias, de 30 minutos (e não de uma hora). “Os períodos de 30 minutos reduzidos do intervalo do jantar deverão ser creditados no banco de horas dos empregados”, reforça o documento.

DOIS SÁBADOS COM EXPEDIENTE ATÉ AS 20H

O Aditivo permite também que nos sábados 10 e 17 de dezembro o expediente seja prorrogado até as 20h, “com fornecimento de jantar e pagamento de horas extras após as 18h.”

Para acessar a íntegra do documento, clique aqui: http://www.sincoval.com.br/downloads/convencoes/214/CCT_2022_Copa_do_Mundo.pdf

BLACK FRIDAY

As lojas de Arapongas estão autorizadas ainda a trabalharem até as 21h nesta Black Friday (sexta 25).   Liberação, aliás, que já estava na Convenção Coletiva de Trabalho da Categoria, assinada meses atrás pelos sindicatos.