ACIA E SINCOVAL BUSCAM SOLUÇÃO PARA HORÁRIO DO COMÉRCIO

22 MAR 2023 - 17H09

O comércio de Arapongas pode, enfim, conquistar uma Convenção Coletiva exclusiva, prometeu na terça-feira (21) Ovhanes Gava, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Londrina (Sincoval).

Para isso é necessário que ao menos 60 lojistas se filiem ao Sincoval. Mas Ovhanes disse encarar o desafio de iniciar as negociações.

“Me comprometo, na nossa próxima reunião, apresentar a vocês as pautas dos trabalhadores e também começar a debater a pauta de vocês”, ele disse durante bate-papo na Associação Comercial e Empresarial de Arapongas (Acia) com cerca de 30 donos e gerentes de estabelecimentos comerciais.  Deste encontro, Ovhanes já voltou para casa com uma lista de 17 empresas dispostas a se filiar.

Horário do comércio: problema antigo

A base do Sincoval abrange 44 cidades. Mas o órgão nasceu em Londrina. E é lá que tem quase todos os seus filiados (para você ter uma ideia, existe apenas uma empresa araponguense associada).

Por isso nunca houve assembleias e convenções coletivas locais mais amplas – apenas negociações pontuais, como a MegaFeira Queima de Estoque. O horário de todas as cidades era negociado num único documento.

Presos às decisões tomadas em Londrina, lojistas e consumidores de Arapongas reclamam há anos que o horário do comércio não reflete as necessidades daqui.

Problemas seriíssimos então ocorrem. Por exemplo, nunca compensou, em Arapongas, abrir até as 21h nas quintas e sextas-feiras vésperas de datas comemorativas. De maneira, geral os empresários araponguenses sempre quiseram só um dia – a sexta – e com expediente se estendendo até as 22h.

“Arapongas não é como Londrina, em que o consumidor sai direto do trabalho e vai para o comércio”, disse o empresário Sérgio Oeda. “Aqui as pessoas vão para casa antes. Daí quando chegam às lojas, já está perto das 21h, o horário em que devemos fechar.”

Outro caso recente foi o imbróglio de dezembro.

Já é tradição o comércio funcionar no último domingo antes do Natal. Só que em 2022 isso não aconteceu. A assembleia do Sincoval não chegou a um acordo a respeito das demandas dos trabalhadores. Caso Arapongas tivesse uma assembleia separada, nossos empresários poderiam ter solicitado seu próprio acordo.

“Se resolvermos essa questão sobre o horário do comércio, estaremos resolvendo um dos nossos principais gargalos”, comentou Anderson Molina, presidente da Acia. “Por isso, assumimos o compromisso de ajudar o Sincoval a angariar novos filiados. Em contrapartida, o Sindicato se comprometeu a encampar as reivindicações dos nossos empresários”, disse Molina.

“Mais do que atingir o número mínimo de filiados ao Sincoval, o que estamos buscando nestes encontros é que o horário de Arapongas seja uma construção coletiva. Com nossos empresários participando das discussões, contribuindo, opinando, fazendo valer a sua voz”, diz o presidente da Associação Comercial.

Para facilitar a participação da classe, as reuniões vão acontecer na Acia. Anderson Molina ressalta:  “vai ser aqui na nossa casa que vamos debater as nossas reivindicações.”

Empresas já estão se filiando

É de apenas R$ 50 a mensalidade do Sincoval. O Sindicato ainda bonifica com seis meses os demais CNPJs pertencentes ao mesmo empresário - se tiver duas, três ou quatro estabelecimentos em seu nome, poderá filiar todos, que vai pagar, nos seis primeiros meses, apenas por um.

Ao final da reunião de terça (21), 17 empresas já tinham preenchido a ficha de intenção.

Você é empresário do comércio araponguense está cansado de viver refém de um horário que não corresponde às suas necessidades?

Faça parte deste movimento. Filie-se ao Sincoval.

Fale diretamente com o Sindicato (WhatsApp: 43 9 9923-2697). Ou entre em contato com a Acia (WhatsApp: 43 9 9929-0563)