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Inteligência emocional no ambiente de trabalho

17 ABR 2019 - 16H36

Inteligência emocional no ambiente de trabalho

Nossa inteligência emocional influencia diretamente o nosso comportamento no local de trabalho. Segundo o psicólogo Hendrie Wesinger, autor do livro Inteligência Emocional no Trabalho, a fortaleza da nossa inteligência emocional necessita de quatro capacidades:

 

  • perceber, avaliar e expressar corretamente uma emoção;
  • gerar ou ter acesso a sentimentos que ajudem a entender nós mesmos e os outros;
  • compreender as emoções e os conhecimentos derivados;
  • controlar os impulsos.

 

Não é simples agir no dia a dia. Só atingimos um alto grau de inteligência emocional quando conhecemos bem as nossas qualidades, os nossos defeitos, limitações, anseios e desejos.

O segundo ponto é o controle sobre as emoções. Conflitos no ambiente de trabalho são inevitáveis, afinal estamos lidando com outros seres humanos, cheios de gostos e vontades e estilo de criação diferente do nosso.

A automotivação compõe a terceira característica da inteligência emocional. Devemos nos motivar a partir de nós mesmos - e não pelos fatores externos (como a eterna busca pelos elogios do chefe).

Precisamos ser firmes sem sermos agressivos, termos iniciativa sem passar por cima da hierarquia, lidarmos com as críticas de forma positiva, usando-as para aprimorar o desempenho.

Com inteligência emocional, podemos cultivar relações bem mais saudáveis no ambiente de trabalho.

 

Mariane Gonzalez Barusso Cortez

Psicóloga coordenadora do Cliniflex e da agência de Empregos Contrate Certo.

 

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