Blog



Transtornos de ansiedade

23 JUL 2019 - 13H59

 

A ansiedade é uma característica biológica do ser humano que antecede momentos de perigo real ou imaginário, marcada por sensações corporais desagradáveis (aquele vazio no estômago, o coração que acelera, o aperto no tórax, o suor etc.).

Quando se tornam muito exagerados, a ansiedade e o medo passam a ser reconhecidos como patológicos.  O que medir esse grau de patologia são os problemas que geram no nosso dia a dia, na nossa qualidade de vida.

Para caracterizar um transtorno, a ansiedade não pode ser derivada de outras condições psiquiátricas (depressões, psicoses etc.) ou provocada por uso de drogas e medicamentos. Devem ser excluídas também outras condições clínicas que possam contribuir para o aparecimento dos sintomas, como o hipertireoidismo.

Os mais frequentes transtornos de ansiedade são transtorno de ansiedade generalizada, transtorno do pânico e o transtorno de ansiedade social.

Seu diagnóstico exige uma avaliação psiquiátrica cuidadosa. Para tratar o transtorno de ansiedade, normalmente se usa algum medicamento associado à psicoterapia (acompanhamento de um psicólogo).

 

Mariane Gonzalez Barusso Cortez

Psicóloga coordenadora do Cliniflex e da agência de Empregos Contrate Certo.

Fale com a psicóloga: (43) 3055 3377 e mariane@acia.org.br

Compartilhar

Post Recentes